Rembrandt e a arte da gravura – por Carlos Pereira
Rembrandt e a arte da gravura
Senhoras e senhores
Inaugurou no CCBB a exposição Rembrandt a arte da gravura e confesso, estou perplexo! Sou bastante suspeito para falar sobre gravura. Desde da exposição do holandes Otton Dix que vi no ano passado mais eu tenho me apaixonado sobre essa forma de obra de arte maravilhosa. E Rembrandt foi um verdaeiro inovador, não pelo simpes fato de tratar a gravura não como uma arte sem grande importância, como era de costume na época, mas tb por trazer inovações estéticas fabulosas.
Para quem desconhece um pouco sobre gravura, é um técnica de se fazer obra de arte em que o artista imprime um desenho em alguma matriz, e pode ser cobre (água-forte, neste caso de Rembrandt), madeira (Xilografura), pedra (Litografura), e muitas outras, tendo como limite somente a criatividade do artista. Embora a técnica de Rembrandt tenha sido água-forte, sua necessidade de expressão foi tamanha que tal técnica foi ampliada utlizando tb o Buril e a ponta-seca. Digo-vos, formidável !!!! As sombras e as cores construídas a partir da utilização destas três técnicas deixa qualquer um de queixo caído, a sutileza com que ele trata temas tão comuns e os retratos (ou auto-retratos, que tb são vários)com detalhes e tonalidades espantosas fazem com que Rembrandt seja um artista, até para os dias de hoje, excepcional. Gente, acabaram as palavras, só mesmo vendo para conferir !!!!!!
Uma dica legal: nos primeiros quadros de Rembrandt ele utliza mais a técnica da água-forte, entretanto, com seu amdurecimento, a utlização das três técnicas vai se tornando mais sofisticada. Assim, um educativo legal que eu fiz foi peceber, bem de pertinho, as diferenças dos traços do água-forte, do buril e da ponta-seca, e assim percebe-se como tal magnífico artista trabalhou com tamanha maestria tal a técnica.
Por Carlinhos, 18.03.2003